Um fator da saúde que é menos fácil de descrever, mas tem uma grande importância, é o pensamento. Segundo os conceitos rosacruzes, a mente e consciência do homem não está isolada em uma determinada parte do corpo; ao contrário, está difusa e presente em cada célula do nosso ser. Assim sendo, nossos pensamentos afetam diretamente a natureza vibratória mais sutil de partes e tecidos corporais.
Se uma pessoa abrigar pensamentos de vingança, autopiedade, medo ou inveja, a natureza vibratória do corpo reagirá a esses padrões de pensamento e será afetada negativamente.
A pessoa que nutre pensamentos negativos está envenenando sua própria mente. Ela se mantém num estado emocional negativo, que se manifesta numa condição de constante agitação de seus sistemas nervoso e digestivo. Desfaz a harmonia interna de seu ser. Como sabemos, o homem possui uma relação psicossomática. Suas emoções, como todo médico, psicólogo, psiquiatra e rosacruz sabe, exercem impacto em seu sistema nervoso, o qual, por sua vez, afeta suas glândulas, seu sistema digestivo e outros órgãos principais. Inúmeras doenças podem surgir desses pensamentos e sentimentos encerrados numa pessoa por muito tempo. São eles efetivamente um veneno de ação prolongada. Úlceras pépticas, hipertensão e desordens cardíacas são apenas alguns dos efeitos adversos pelos quais a pessoa pode destruir-se a si mesma.
O pensamento, baseado na compreensão correta da vida, de suas leis e princípios, produz resultados bem definidos em nossas atividades espirituais e materiais. O pensamento guarda uma relação precisa para com os importantes princípios fundamentais da vida, da saúde e da doença. Em nossos estudos das vibrações do pensamento, aprendemos que o seu maior efeito ocorre em nosso interior. Aprendemos que podemos controlar muitas funções do corpo pelo pensamento.
Pensamentos de amor, felicidade, paz, progresso e bondade, são positivos e sugerem força e ação. Uma das vantagens de entretermos pensamentos bons e nobres está no real benefício que nós mesmos auferimos, pois esses pensamentos, sendo harmoniosos por natureza, conduzem-nos a uma comunhão mais íntima com o Cósmico e o Deus do nosso coração. Pensamentos deste gênero nos levam a assumir a atitude mais conveniente (uma atitude pela qual, humildemente, oferecemos nossos préstimos ao Cósmico).
Proverbialmente, somos o resultado dos nossos pensamentos. Se somos alegres e felizes, mantendo pensamentos de paz e harmonia, vivemos praticamente a vida da pessoa que entretém esse gênero de pensamentos. Enquanto estivermos nesse estado mental, quase todas as pessoas que encontramos reagirão do mesmo modo; elas serão atraídas para nós. Devemos estar sempre conscientes do fato de que as vibrações do pensamento se irradiam de nós e afetam, não somente a nós mesmos, mas também as outras pessoas com quem estamos imediatamente associados. Se formos alegres, as pessoas com quem entramos em contato tenderão a ser alegres, pois é natural que uma pessoa reaja construtivamente ao humor ou estado mental feliz de uma outra. Por outro lado, se não estivermos felizes, esse estado mental se revelará em todos os traços de nosso rosto e nas ações. As pessoas que se acercarem de nós perceberão nosso estado de humor, o que se revelará em suas reações, havendo possibilidade de que evitem contato conosco.
Portanto, o pensamento é um fator muito definido da saúde; se por um lado é o mais fácil de controlar, já que para isso basta modificar os padrões de pensamento, por outro lado as pessoas resistem a esse tipo de modificação.
As medidas com as quais lidamos aqui estão voltadas principalmente para a manutenção da boa saúde. Em muitos casos, essas medidas também podem servir para corrigir causas de doenças ou desconfortos do corpo. Obviamente é mais fácil evitar a doença do que erradicá-la. Entretanto, seja qual for a condição de uma pessoa, a prática de uma boa alimentação, exercícios físicos, respiração e pensamento dará excelentes resultados.