Scroll Top

Meditação – O poder para construir nossa vida

Meditação

Hoje, a meditação é assunto comum nas conversas. Muitos livros são escritos sobre este tema. Todavia, o assunto deve ser tratado cuidadosamente. A meditação tem força e sentido pouco compreendidos pelo estudante comum. Ela é capaz de transformar a nossa vida.  

 A metodologia Rosacruz propõe uma técnica especial, desenvolvida através dos séculos, pela qual o Eu é preparado para alcançar a completa harmonização e identificação com a Consciência Interior.  

Ao fazermos contato com o Eu interior, que esperamos dele? Que ideias e pensamentos podem impressionar-nos? Certamente não podemos esperar que o Eu interior justifique muitas ações e pensamentos a que nos entregamos no momento. O elevado padrão ético de conduta que Ele nos infundirá poderá constituir grande desapontamento. Em razão disto é que muitos abandonam a prática da meditação, a fim de evitar distúrbios em seu atual padrão de pensamento e comportamento.  

A meditação nos colocará em contato direto com a consciência anímica, que é amor – Deus em nós. Pela prática da meditação mudamos nosso padrão de pensamentos mais positivos e de elevados ideais. Por este meio podemos esperar contatos mais elevados com a consciência da alma e receber impressões que nos ajudarão a construir uma vida harmoniosa e a encontrar soluções criativas para os problemas pessoais.  

A ponte que começamos a edificar entre o Eu exterior e o interior deve contar com alicerces muito sólidos. A estrutura do nosso comportamento objetivo deve estar firmemente estabelecida, pedra por pedra, com bons pensamentos, boas ações, e o aprimoramento de nossa vida intelectual e emocional. Tais alicerces são edificados através dos ensinamentos Rosacruzes, que, com sua valiosa orientação e seus exercícios, constituem a preparação importante para contato com o Ser Interior. Podemos ver que a meditação é um importante fator em nossos desempenhos na vida e produz mais paz, equilíbrio e harmonia em todo os aspectos.  

A meditação tem sido definida como caminho para a iluminação interior e ligada a aspectos religiosos. Entretanto, a técnica Rosacruz é simples, tendo sido desenvolvida através de longo período de tempo e está muito mais ligada a vida prática do ser humano. Os principais elementos para uma meditação proveitosa são a concentração, a relaxação e motivo justo, sincero.  

Na meditação, precisamos estar perfeitamente relaxados e desligados do nosso ambiente físico. Então, dirigimos nossa consciência para o íntimo, através da concentração para este ser que percebe. Devemos nos manter completamente passivos contemplando o ser interno que ouve, vê e sente. Quanto maior a atenção neste ser interno, maior o proveito e perfeição do contato.  

Devemos nos colocar em meditação apenas por poucos minutos, uma ou duas vezes ao dia, se possível. Períodos mais longos não aumentarão, necessariamente, nosso proveito. 

Durante nossas meditações poderemos ser inspirados com ideias de solução para os nossos problemas, experimentaremos paz e harmonia. Sua prática regular nos proporcionará estímulo, coragem e energia para vivermos a vida, não apenas para nós mesmos, mas para todos aqueles com quem nos relacionamos. 

Posts relacionados