Scroll Top

A importância da palavra

Importancia-da-palavra

Jean-Philippe Deterville,FRC

“Que a Palavra seja a tua espada, que o Silêncio seja a tua capa e que o Amor seja o teu único guia”.

Como diz um provérbio Sufi, é melhor calar se a palavra que estamos prestes a dizer não é melhor do que o silêncio. Se estamos bem conscientes da importância da palavra, deveríamos virar a língua na boca sete vezes antes de falar. Em outras palavras, é bom questionar por que, quando e como falar. Cada místico sincero está ciente da necessidade de participar ativamente na sua transformação e sua evolução. Sabe que deve vigiar e evitar qualquer complacência e qualquer sentimento de culpa. Seu maior desejo é o de se transformar para fazer parte do processo de Regeneração Universal. Por conseguinte, é de primordial importância trabalhar com e sobre a palavra. De acordo com a sabedoria Dogon, a palavra é a coisa mais importante no mundo. Se o pensamento é criador, uma de suas primeiras manifestações é a palavra; ela é pensamento em movimento e aquilo que entendemos bem é sempre exposto claramente. Portanto, o homem deve ser o guardião da Palavra e dos pensamentos.

Há inúmeros símbolos no inconsciente coletivo associados com a palavra. Basta olhar alguns contos de fadas, em que as palavras saem da boca em forma de joias ou criaturas imundas. Assim, a palavra é sempre a marca de nossa humanidade, uma ferramenta privilegiada de comunicação, o índice de nosso estado interior e o apoio energético do nosso pensamento. Também é comum dizer que com a palavra podemos abrir as portas do Inferno ou do Paraíso. Para um rosacruz não há dúvida de que a língua deve ser dominada, pois pode se tornar um dos nossos piores inimigos a serviço do dragão adormecido em cada um de nós e que deve, absolutamente, ser domado.

Neste sentido, falar para não dizer nada é um desperdício de energia preciosa. Pior ainda é falar para caluniar ou destruir, pois isso cria um carma terrível, que rapidamente faz sentir seus efeitos e leva a se arrepender amargamente de suas más intenções aquele que estava consciente disso. Afiliar-se à Fraternidade dos rosacruzes significa ser livre e, portanto, mais responsável pelos próprios pensamentos, palavras e ações. A nossa única motivação deveria ser melhorar a cada dia, deixando a palavra ao silêncio e ao ato de ouvir para que a Palavra do Mestre Interior possa se manifestar em toda a sua pureza.

Façam um esforço neste sentido para fortalecer o vínculo com sua natureza espiritual e progredir no caminho da Iluminação. Meditar sobre o sentido e o valor das palavras é fonte de crescimento e realização. A tomada de consciência que deriva de tal meditação só pode mudar a nossa visão dos seres e das coisas com o desejo de agir cada vez melhor. Assim, às vezes, a palavra pode curar, confortar, elevar, iluminar, e, às vezes, pode ferir, destruir e humilhar. Agir sobre a palavra é trabalhar no nível do pensamento, e o pensamento é a matéria-prima da alquimia transcendental.

Ser um membro da cavalaria rosacruz significa participar ativamente da batalha espiritual no campo de batalha interior. Todas as manhãs devemos prometer que a palavra será a nossa espada e o silêncio será a nossa capa protetora, colocando esse novo dia sob os auspícios de Maat. Todo cavaleiro sabe que a espada deve ser usada com critério e dependendo das circunstâncias. Essa espada, como a varinha mágica dos contos de fadas, pode resolver muitos problemas e gerar soluções múltiplas, mas também pode ser um fator de infelicidade para aqueles que se esqueceram da promessa e dos compromissos assumidos diante de sua consciência e do Deus de seu coração.

Hoje, neste período de transição que precede o nascimento de um novo mundo, o homem está perdido e sem referências porque os novos valores ainda não foram estabelecidos e os velhos estão determinados a permanecer. Por esse motivo o pensamento e a palavra fazem parte ativa desse desafio global. Como dizia magnificamente Martin Luther King: “I have a dream”; temos um sonho – um projeto para a humanidade de amanhã. Todavia, para se tornar real, esse sonho precisa de todas as forças positivas da humanidade, principalmente daquelas encarnadas pelos iniciados do Oriente e do Ocidente.

Melhorar o nosso modo de ver as coisas, analisar o ensino que toda prova esconde, modificar o nosso comportamento ouvindo com afeto e atenção, dar conforto e alegria ao nosso redor… Tudo isso são pequenas gotas d’água, mas multiplicadas ao infinito podem se tornar o rio que vai levar o barco da humanidade para o Oceano da Realização. Na verdade, conhecer um caminho espiritual e iniciático nesta encarnação é um imenso privilégio, que significa não desperdiçar esta oportunidade maravilhosa de evolução. É por isso que, como estudantes das leis divinas e buscadores da Luz, precisamos aprender gradualmente a arte e o domínio da Palavra. É apenas a esse preço que um dia poderemos conhecer o Verbo-Luz da Iluminação. Como aplicação prática para este mês, sugiro que prestem atenção no poder da palavra, tendo em mente que saber falar também significa saber quando falar.

 

Posts relacionados