Qual o Caminho?

Qual o Caminho?

Robert E. Daniels, FRC.

O modo de vida que cada um de nós escolheu é consequência de inúmeras influências. Não apenas nosso atual ambiente e a influência de nossos amigos e parentes contribuíram bastante para muito do que somos, mas também nossa personalidade e nosso caráter foram influenciados pelo nosso passado. As experiências de outras vidas também contribuíram para tornar-nos o que somos.

A influência mais notável que sofremos, talvez se manifeste através de nossos próprios pensamentos. Pouco nos damos conta de como isto ocorre, mas o fato é que cada um dos nossos pensamentos diários, especialmente a influência emocional dos pensamentos, tem condicionado nosso estado de consciência e nossa perspectiva da vida.

A pessoa alegre e cordial, simpática e bondosa, extrovertida e prestativa em relação aos outros, não se tomou assim por acaso. O que ela realmente é e suas reações ante os fatos do dia a dia, são consequência de muitos anos de experiências que conformaram sua perspectiva de modo mais positivo. Acima de tudo, porém, sua visão positiva e sua cordialidade resultam de uma harmonia íntima que a pessoa, consciente ou inconscientemente, produziu, harmonizando-se periodicamente com a natureza divina de seu ser.

Importância da Harmonização

A harmonização com o Eu interior resulta em influência notavelmente marcante, sobre o caráter e a personalidade. A emanação dos impulsos divinos e espirituais do Eu interior para nosso pensamento objetivo e nossa consciência, torna-se muito intensa e positiva, resultando numa disposição mais cordial e construtiva. Neste estado, sorrimos com mais facilidade. Torna-se mais criativa a nossa mente, em razão de estarmos imbuídos de ideias intuitivas acerca da solução de todo tipo de problemas. A harmonização nos proporciona, sobretudo, um sentimento de confiança e fé – até mesmo um otimismo além da razão. Manifesta-se, então, uma sensação mais profunda de paz e satisfação íntima, juntamente com o desejo intenso de nos empenharmos mais ativamente em viver uma vida mais plena e criativa.

As pessoas bem harmonizadas tornam-se líderes no trabalho e na vida comunitária. Sentem, continuamente, um profundo desejo de alcançar e expressar a graça das forças criativas interiores, em favor de um objetivo proveitoso. O mundo é, hoje, o que é, em virtude de terem existido pessoas de tal modo imbuídas da luz do Cósmico se difundindo por seu intermédio, que se tornaram guias da humanidade e criaram novas sociedades.

As influências que nos chegam do Cósmico, no entanto, podem também ser empregadas para objetivos egoístas e negativos. Isto é razão suficiente para que todos, e os Rosacruzes em particular, utilizem as faculdades e técnicas que desenvolveram para objetivos positivos e construtivos.

As influências do Cósmico atuando através de nossa personalidade, não nos tornarão, necessariamente, misticamente propensos, em cada encarnação. Ao contrário, podem haver outras consecuções na vida profissional ou política que a nossa personalidade necessite para ajustar a sua manifestação. É bom que assim seja, pois, de outra forma, a vida e as tribulações diárias da humanidade seriam ainda maiores. Há ocasiões em cada ciclo, em que devemos cumprir nossas obrigações para com a humanidade e trabalhar em áreas onde o nosso discernimento e as nossas realizações criativas são especialmente necessárias. Pensemos no bem que podemos realizar quando colocamos o coração e a mente em comunhão com o todo da humanidade! Nossos pensamentos espiritualizados devem ser concentrados no ponto em que sentimos as exigências mais intensas em nossa alma. Assim fazendo, ficaremos surpreendidos com nosso trabalho proveitoso.

A maneira de viver daqueles que estão conscientes das necessidades de outros é concentrar a irradiação espiritual dos pensamentos positivamente visualizados, no ponto de maior necessidade. Assim fazendo, manifestar-se-ão em nossa consciência um novo modo de vida e um maior fluxo de consciência divina. Nossa perspectiva cotidiana florescerá numa disposição cordial e amável, que se apresentará como valiosa bênção para muitos.

Que a luz do Cósmico esteja sempre em cada um de nós e que a irradiação de um coração bondoso possa fluir do nosso ser para toda a humanidade.

 

/ Sem categoria

Compartilhar/strong> Artigo

Sobre o Autor

Comentários

Comments are closed.